Tópico 2: Maximizar Eficiência - Os Clientes e Colaboradores
Saiba como tirar partido do seu restaurante desde a sala, à cozinha, aos convidados e colaboradores.
Os Clientes
O que é de um restaurante sem os seus clientes? O Front of House interage com os clientes e é uma área extremamente importante na operação de um restaurante. Como será possível fazer desta uma área mais eficiente?
Design eficiente da sala
- Garanta um acesso fácil e rápido às áreas sanitárias e da cozinha.
- Guarde um espaço para armazenagem de serviço de mesa como é o caso de talheres, guardanapos e pratos.
- Maximize a capacidade de lugares sentados não prescindindo do conforto dos clientes.
- A interação entre staff e clientes deve ser facilitada logo evite ter espaços mais escondidos ou recantos que tornam o contacto entre clientes e colaboradores menos eficaz.
Organização do fluxo de trabalho
- Defina o estilo de serviço que deseja para o seu restaurante a fim de contratar o tipo de pessoal indicado e o número indicado de pessoas a empregar.
- Utilize a tecnologia como aliado ao seu negócio para reduzir desperdício e erros. Considere softwares de ponto de venda (PDV) a fim de controlar vendas e inventário para prevenir perdas.
O Staff
Maximizar a eficiência no âmbito de recursos humanos não se restringe à contratação do numero ideal de colaboradores. Consiste em empregar as pessoas certas, treiná-las para as suas tarefas específicas e ter estímulos que incentivem o pessoal a permanecer nos seus trabalhos.
Recrutamento
- Apesar da personalidade ser uma característica fundamental, a qualificação e experiência de um indivíduo são atributos chave à verificação de capacidades de liderança e técnicas de trabalho.
- Valide referências de forma a saber mais sobre quem contrata.
- Compreenda os níveis de salário aplicados no mercado a cada função num restaurante, antes de fazer uma proposta.
Formação
- Colaboradores de sala (Front-of-house) devem ser treinados a sugerir a compra de pratos e/ou bebidas, de uma forma subtil e não forçada.
- A equipa de serviço deverá ter um conhecimento alargado dos produtos vendidos.
- Devem também estar familiarizados com o espaço e ser pró-ativos no seu serviço.
- Considere praticar formação cruzada entre staff para que trabalhem de uma melhor forma em equipa.
Reter talento
- Estabeleça um ambiente de trabalho convidativo e amigável.
- Pratique ordenados justos em linha com o mercado e reconheça boas performances com aumentos de salário ou bónus.
- Forneça oportunidades de formação com cursos de qualidade.
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