Tópico 3: Maximizar Vendas
Alguns passos que poderão contribuir para o aumento de vendas.
Módulo 2: Maximizar Eficiência e Lucro
Maximizar vendas passa por ter os produtos e serviço adequados à captação de clientes ao seu restaurante. Parceria com algumas entidades poderá também contribuir para um aumento de receita. As ativações de marketing são outra ação fundamental para o aumento de vendas. Considere as seguintes 6 estratégias de marketing para atrair clientes:
1. Aumentar a presença online
As plataformas online poderão ser úteis para a partilha de informação através do website do restaurante ou até pelas redes sociais disponíveis.
- Desenvolver interações próximas e diretas com potenciais clientes.
- Praticar promoções únicas para gerar vendas.
- Partilhar atualizações de menus, promoções, menus do dia, especialidades da casa ou alterações em informações específicas do restaurante.
- Responder com transparência e sinceridade às opiniões e partilhas feitas nas redes sociais.
2. Iniciar com uma base de dados de email
Esta é uma forma de chegar aos clientes mais regulares. Crie uma base de contactos regular para facilitar o processo.
- Inclua uma imagem que chame a atenção e com um conteúdo humorístico vindo do website ou facebook do restaurante. Desta forma chamará à atenção dos seus clientes.
- Partilhe com a sua base de contactos eventos e promoções que pratica.
- Limite os envios de e-mail a cerca de um conteúdo por mês, de forma a evitar parecer insistente.
3. Crie um programa de fidelização
Programas de fidelização e estratégias de incentivos de retorno criam uma relação entre restaurante e clientes regulares.
- Cartões de cliente podem oferecer prémios ou descontos mediante repetidas visitas.
- Envio de Newsletter à base de contactos de email do restaurante com conteúdos promocionais.
- Promoções e cupões exclusivos a clientes regulares em ocasiões especiais, tais como, aniversários e datas especiais.
- Cupão de desconto numa próxima visita, oferecido juntamente com o recibo de refeição, como incentivo ao retorno do cliente ao estabelecimento.
4. Vendas sugestivas
Será uma boa estratégia promover, para além dos pratos mais populares, os artigos com maior margem e rendimento, que são por vezes esquecidos pelos clientes.
- Utilizar o design como forma de destacar determinados pratos numa lista.
- Criar materiais de visibilidade extra à carta, tais como, flyers e outros destaques.
- Ofereça ao seu staff formação para que a promoção de pratos de maior rendimento seja feita através de recomendações subtis.
5. Expanda o seu serviço
- Explore ideias inovadoras que ofereçam uma experiência única e agradável aos seus clientes.
- Providencie serviços de takeaway e entrega que permitam aos clientes experienciar pratos do seu estabelecimento de uma forma mais flexível e que se ajuste às rotinas de cada cliente.
- Ofereça serviços de catering a clientes para casamentos, aniversários ou até eventos de empresas (dependendo do espaço do seu restaurante).
6. Implemente parcerias rentáveis
Considere parcerias com bancos e outros negócios de forma a obter regalias para ambos, o restaurante e o parceiro.
- Procure bancos e outras instituições de crédito para uma parceria, oferecendo benefícios aos seus colaboradores.
- Estabeleça parcerias com outros negócios através de uma simples promoção cruzada.
- Forme um menu especial que os seus parceiros possam usufruir.
- Ofereça descontos corporativos para colaboradores que trabalhem na zona onde se encontra o restaurante.
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