6 Dicas para ser um Profissional em Fotografias Gastronómicas
Dicas rápidas e práticas para conseguir tirar fotografias gastronómicas apetitosas.
"Comer com os olhos”
Se já ouviu esta expressão sabe que o sabor de um prato é em grande parte influenciado pelo seu aspeto. Assim, passa a ter uma grande importância apresentar boas fotografias dos pratos do seu menu. Sabemos ainda que um estudo demonstrou que fotografias gastronómicas bem captadas podem aumentar as vendas de um determinado menu até 30%.
As boas notícias é que qualquer pessoa com um SmartPhone pode tirar fotografias de qualidade como um profissional e postar posteriormente nas redes sociais para todos os consumidores.
Quer saber como? Consulte a lista para descobrir como melhorar a qualidade das suas fotografias e apresentar imagens perfeitas dos seus pratos online e offline.
1. Comece pela decoração
Apesar do foco da imagem ser o prato, decorar o espaço em redor pode valorizar o aspeto da fotografia. Adicione ao seu redor apontamentos como guardanapos, serviço, flores, uma chávena de chá, etc. Desta forma, a fotografia estará a comunicar uma história e não simplesmente o prato.
Devemos dar a hipótese aos nossos olhos de poderem facilmente navegar pelo enquadramento da fotografia. Este equilíbrio pode ser dado através de apontamentos colocados em redor do seu foco.
2. A iluminação certa
Não há dúvida que uma fotografia gastronómica bem iluminada pode tornar qualquer coisa bonita. No entanto, a maioria dos estabelecimentos não tem acesso a equipamentos de luz profissionais, por isso, recomenda-se apenas o uso de luz natural. Encontre um espaço junto à janela, ou até ao ar livre numa área bem iluminada sem o sol a incidir diretamente sobre ela. Tenha sempre presente que horas do dia diferentes oferecem diferentes efeitos de luz.
Evite utilizar o flash automático da câmera do seu SmartPhone. O flash pode estragar o efeito de uma boa imagem – cria reflexos agressivos, cores e sombras pouco naturais, dificulta a edição das fotografias capturadas e ainda tende a tornar a imagem com pouca perspectiva e dinamismo.
Saiba mais sobre os diferentes tipos de iluminação para as suas fotografias no curso de Fotografias Gastronómicas para Redes Sociais disponível na nossa Academia UFS Online.
3. Avalie as perspetivas: Quais os melhores ângulos para fotografar
Existem dois ângulos básicos para fotografar pratos – captura de baixo ou diretamente por cima, cerca de 10º- 40º a partir da mesa ou por cima para um aspeto sem profundidade. Tudo depende do prato fotografado. O tema da fotografia determina qual o melhor ângulo a adotar.
Se pensa tirar uma fotografia a uma mesa repleta de comida, uma imagem de cima seria a melhor opção para capturar todos os detalhes sem distrações de fundo. No caso de escolher fotografar uma bebida com várias camadas, um prato com muitos ingredientes, ou um simples prato uma fotografia de baixo será a melhor opção. Esta escolha pode tornar a sua fotografia deliciosa!
Pode encontrar mais informação sobre os melhores ângulos de captura para as suas fotografias também no curso de Fotografias Gastronómicas para Redes Sociais disponível na Academia UFS Online.
4. Aproxime o seu plano
Não se esqueça que o grande destaque da sua fotografia deve ser a comida. O objetivo passa por tornar a imagem saborosa e não focar os adereços que apenas completam e dão mais destaque ao prato.
Em fotografias gastronómicas, quanto mais fechado o plano, melhor o resultado. Desta forma, não hesite cortar a imagem para obter um maior detalhe sobre o prato em questão. O formato é fundamental para a publicação das fotografias nas redes sociais. Por exemplo, na plataforma Instagram deverá ter uma fotografia de formato quadrangular. Para mais dicas sobre Instagram visite o artigo com dicas sobre Instagram Marketing.
5. Utilize um tripé
Por vezes andar com um tripé atrás pode não ser tão confortável mas traz inúmeras vantagens às nossas imagens. Permite a escolha da posição perfeita para a sua fotografia, adaptar a decoração após escolha do ângulo, melhorar a definição da imagem, e aumenta a probabilidade de ter a captura que deseja mais rápido.
Existem inúmeros tripés disponíveis no mercado. Uma vez que o tema neste caso é comida, deverá dar preferência a um tripé que se coloque em cima da mesa.
6. Aperfeiçoe com pós-produção
Escolha uma das aplicações de edição de imagem disponíveis no mercado. Muitas delas não têm custos associados. Nós recomendamos SnapSeed, Afterlight e VSCO. Pode ainda utilizer a aplicação de imagem que vem pré-definida no seu SmartPhone. Estas aplicações podem tornar a imagem com cores mais vibrantes, desfocar o fundo e aplicar filtros e molduras de forma a criar um estilo único para o seu estabelecimento.
Explore os diferentes efeitos e estilos de edição até ficar confiante e conseguir replicar para as imagens que escolher uma boa fotografia gastronómica tal como capturas do seu staff “em ação” podem trazer um bom impacto à página do restaurante nas redes sociais. Não se esqueça, contar histórias através das fotografias é uma estratégia chave para captar a atenção dos consumidores e, assim, quem sabe atrair mais clientes ao estabelecimento.
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