O que é o Instagram?
O Instagram é uma aplicação de partilha de imagem e vídeo, lançada em 2010 e detida pelo Facebook. Aqui Chefs podem publicar fotografias e vídeos e partilhar com os seus seguidores. É possível ver, comentar e gostar the publicações partilhadas por amigos.
Hoje, o Instagram e Facebook são as plataformas líderes de mercado em Redes Sociais. Estas são essenciais, para ligar pessoas de todo o mundo, ganhar visibilidade e criar a própria marca, sem esquecer que possibilitam a partilha de receitas, dicas e experiências de pessoas com o mundo. Pode ser também bom para recordar trabalhos passados.
1. Configurar o Perfil de Instagram
- Crie uma conta Instagram ao colocar o seu e-mail e palavra chave. Comece aqui.
- Adicione o nome da sua conta: Este deverá ser único e revelar o tema da página. Para restaurantes utilize o nome do restaurante e para Chefs utilize Chef_Nome do Chef ou Chef_Especialidade.
- Escolha a fotografia para o seu perfil: Esta pode ser uma simples fotografia do restaurante ou uma fotografia do Chef.
- Dedique-se à Biografia: Este é um breve sumário do que se trata a conta de Instagram que está a criar. Poderá incluir algum hashtag (#) relevante. A Biografia é a apresentação do restaurante aos seus clientes.
- Tenha pequenas ações de conversão: São pequenos atalhos que direcionam para mensagens, email ou espaço online do restaurante, de uma forma mais conveniente.
- Adicione as capas das suas histórias: Uma vez que no futuro irá dar destaque a determinadas histórias, uma melhor prática a seguir é agrupar as histórias por categorias.
2. Domine a Estratégia de Conteúdo
O Instagram tornou-se uma plataforma chave na área de Food Service devido aos seus benefícios estéticos, para Chefs e donos de restaurantes. Qualquer imagem de um prato, Chef ou restaurante deve cumprir os seguintes requisitos como forma de gerar mais alcance e relação com consumidores:
- Inspirar em todas as publicações: Se está a competir na indústra de food service os sentidos dos consumidores devem ser estimulados através das publicações. Chame a atenção dos seus clientes publicando fotografias que fazem água na boa.
- Seja consistente no seu aspeto: Consistência é chave no Instagram. Permite aos fãs ter expectativas de conteúdos de grande qualidade e relevantes para o seu gosto.
- Publicar apenas conteúdo de qualidade: Qualquer publicação na sua página deve ter uma consistente grande qualidade de imagem ou vídeo. Uma maior reação numa publicação depende do quão atrativa é a imagem. Não é necessária uma máquina fotográfica profissional ou um estúdio. A maioria dos Chefs tiram uma fotografia com o seu SmartPhone. Visite o nosso curso de Fotografias Gastronómicas para Redes Sociais GRÁTIS e saiba técnicas simples para fotografias de qualidade!
- Partilhe as suas receitas: O conteúdo de um prato deve ser o grande destaque no Instagram e, uma prática comum, e de sucesso, entre muitos Chefs é a partilha da receita com o objetivo de crescer o número de fãs. Se for uma receita de família, não faz mal não partilhar.
- Publique o que os seguidores procuram: Não publique o que lhe apetece. Pergunte antes aos seus seguidores o que procuram e publique isso então.
- Mostre a sua cara: Os seguidores querem ver quem está por trás das receitas. Por vezes publique uma fotografia ou vídeo seu ou do staff com algum facto interessante.
- Publique conteúdo dos fãs: Este é conhecido como User Generated Content (UGSC) e é recomendado por inúmeros Instagrammers: "O Chef inspira a comunidade e a comunidade inspira o Chef".
Existem 2 estilos de fotografia que funcionam melhor, principalmente no setor de hotelaria:
- Reportagem: Para visuais mais reais e comunicação mais geral. O estilo reportagem (real, autêntico, no momento) torna a mensagem relevante para os Chefs, demonstrando que compreendemos o seu mundo e a cozinha real.
- Escapism: Para fotografias de pratos. Atraia mais clientes e Chefs para as suas receitas e menus publicados partilhando histórias em torno dos pratos.
Estilo de Fotografia Reportagem:
Estilo de Fotografia Escapism:
3. Crie interações com a audiência:
- Tire proveito das funcionalidades nas histórias: As histórias do Instagram têm funcionalidades como "Perguntas" ou "Sondagens" que permitem uma maior interação da audiência com a sua página. Reserve algum tempo para, esporadicamente, perguntar e responder a algumas questões. Os seus fãs irão apreciar a relação mais próxima! Para criar clique simplesmente em "A tua história" no Instagram seguido de "Criar". Adicione a etiqueta "Pergunta" ou "Sondagem" e escreva a sua pergunta!
- Faça um Instagram Live: Um Instagram Live permite passar um vídeo em direto aos seus fãs. Quando dá início a um Live os seus seguidores receberão uma notificação alertando para entrarem e assistir. Faça a tentativa deste formato de comunicação quando tiver a cozinhar um best seller ou tiver algum tempo para responder a questões. Interações cara a cara melhoram a interação e lealdade dos fãs à marca.
- Publicações no IGTV: O IGTV permite publicar vídeos com duração até 1h na sua conta, enquanto um vídeo normal publicado pode ter apenas um máximo de 60 segundos de duração. Vídeos mais longos tendem a corresponder a conteúdos mais premium. Criar uma série de receitas pode funcionar bastante bem, principalmente se mostrar a preparação pré-filmagem para a criação do prato perfeito!
4. Ganhe alcance no Instagram
- Use Hashtags: Hashtags são uma forma de gerar tráfego orgânico uma vez que informam o algoritmo do Intagram para o tema da publicação em questão e se o mesmo está em tendência ou não. Ter pelo menos um # traz 12,6% mais interação! Apesar de alguns foodies gostarem de colocar inúmeros hashtags, o número recomendado é de 11 por publicação. Para ver os ultimos #'s para Comida, Chefs e Restaurantes siga até ao final desta página!
- Siga Outros: A following grow a following! Se seguir alguém, essa pessoa terá uma maior probabilidade de a seguir de volta e quando chegar aos 10 000 seguidores o Instagram oferece acesso a mais funcionalidades. Siga prefis relevantes para o seu negócio uma vez que esses o sigam também.
- Identifique Localizações: Identifique sempre o seu restaurante nas publicações que faz. Quando os consumidores estão à procura do nome do seu restaurante estas imagens e vídeos aparecerão. Identifique também algumas localizaçõe tais como eventos gastronómicos.
- Goste de Publicações de Outros: Da mesma forma que as pessoas que segue o seguem de volta, o mesmo acontece com os gostos. Coloque um gosto em muitos conteúdos de Chefs para gerar visibilidade e consideração à sua página.
- Partilhe: Partilhe conteúdo de UGC, isto é, fotografias, vídeos e histórias dos seus pratos criadas pelos seus clientes. Faça download da aplicação Repost para Instagram no seu Android ou iPhone.
- Promova: Se puder investir na sua conta de Instagram, promova determinados posts que têm uma melhor performance ou faça publicidade no Instagram através do Facebook Business Manager. Para começar consulte o Guia de Instagram.
5. Track your KPI's
Por fim, lembre-se de estabelecer e medir os objetivos estabelecidos e as respetivas metas a cumprir. Estar a par da situação e controlar os KPIs permite agir sobre resultados e investir com uma maior noção do que traz vendas.
O que significa KPI? O KPI consiste em métricas mensuráveis que ajudam na avaliação da eficácia do seu perfil.
KPI's recomendados:
- Visualizações do Perfil
- Novos Seguidores
- Seguidores Perdidos
- Alcance
- Engagement Rate (interação)
- Taxa de Retenção nas Histórias
- Melhor Horário para Publicar
- Comentários
Estes KPI's podem ser avalidados no Instagram Insights.
🍰Hashtags Restaurantes 2020:
#restaurant
#restaurantrescue
#top50restaurants
#restaurantdesign
#restaurantequipment
#restaurantinterior
#restaurantstyle
#restaurantdecor
#dinnertable
#restaurantmarketing
👨🍳Hashtags Chefs 2020:
#chef
#cheflife
#chefsplatee
#chefstube
#discoveringchef
#cheftable
#chefwork
#cheftalks
#chefmode
🍔Hashtags Comida 2020:
#food
#foodporn
#foodphotography
#foodlover
#foodstagram
#foodie
#foodartchefs
#foodblogger
#foodtrends