Calendário Sazonal Agosto
Conheça as frutas e legumes deste verão!
Pêssego
Dica do Chef: Em utilizações de pastelaria devemos escaldar o pêssego a fim de ser mais fácil retirar a pele de modo homogéneo.
Escolher bem: Ao comprar o pêssego, este deve estar maduro, perfumado, com uma pele fina, colorida e isenta de manchas castanhas.
Dicas de conservação:
À temperatura ambiente: para que possam amadurecer mais rapidamente. Quando maduros, consuma entre 1 a 2 dias.
No frigorífico: duram cerca de 7 dias.
Não os coloque no congelador.
Curiosidades:
Originário da China, o pêssego foi desde sempre muito apreciado como fruto de mesa e utilizado em sobremesas delicadas.
Fruto de pele aveludada, com polpa suculenta e perfumada, fornece 52cal por 100gr e é rico em potássio.
Serve essencialmente para pastelaria em tartes, empadas, gelados e em calda também podendo entrar na preparação de licores, e aguardentes.
Beldroegas
Dica do Chef: Experimente fazer um pesto com beldroegas.
Escolher bem: Devem apresentar um aspeto viçoso com as folhas e caules rijos. Se estiverem murchas ou flácidas, significa que foram mal conservadas ou colhidas há muito tempo, e por isso perdem água. Tenha ainda atenção às folhas. Não escolha folhas pretas, manchadas ou sujas.
Dicas de conservação:
No frigorífico: protegidas num saco de plástico ou num recipiente tapado, podem durar até cerca de 3 dias.
Curiosidades:
Planta vivaz originária da Índia, são consideradas por muitos uma erva daninha, mas constituem uma das maiores fontes vegetais de ácidos gordos ómega-3, podendo contribuir, a par de uma alimentação saudável, para um menor risco de doença cardiovascular, dotando a beldroega de uma elevada riqueza nutricional.
Com um sabor ligeiramente ácido, a beldroega consiste em caules com pequenas folhas viçosas e suculentas podendo estas ser totalmente consumidas.
Seja a cru em saladas ou mesmo em sopas neste caso cozinhada é um ótimo substituto do agrião.
Receitas relacionadas
Feijão
Dica do Chef 1: Numa confeção de feijão seco, depois de hidratar e cozer, aproveite a calda para espessar a feijoada ou mesmo um arroz de feijão
Dica do Chef 2: Só coloque sal no feijão depois do mesmo estar cozido.
Escolher bem: Compre as vagens inteiras, com um tom verde uniforme e sem manchas escuras. Opte sempre que possível por comprar vagens onde não se notem os grãos no interior da vagem, o que demonstra ser mais tenro.
Dicas de conservação:
À temperatura ambiente: durante 2 a 3 dias.
No frigorífico: até cerca de uma semana.
Curiosidades:
Leguminosa de que se comem os grãos, secos ou frescos, mas sempre cozinhados. Originário da América o feijão apareceu na Europa no séc. XIV.
No decorrer dos séculos foram aparecendo diferentes variedades de feijão, assim como o feijão verde.
Os feijões são muito nutritivos (300cal por 100gr), mais ricos em proteína do que a carne.
Vendidos frescos ou secos os feijões depois de cozidos servem como guarnição de saladas, puré, complementos de arroz e pratos tradicionais portugueses.
Meloa
Dica do Chef: Escolher uma meloa não deve ser um trabalho difícil, antes pelo contrário, segure numa meloa, toque numa das extremidades e sinta que está madura, de seguida cheire. Caso cheire a meloa está pronta a ser consumida.
Escolher bem: Quando estão maduras, tornam-se mais pesadas e as extremidades amolecem. Quanto mais intenso for o seu aroma, mais madura a meloa se encontra.
Dicas de conservação:
À temperatura ambiente: num local fresco e escuro, até 7 dias.
No frigorífico: dura entre 1 a 2 semanas. Após ser cortada coloque no frigorífico numa caixa de plástico fechada, entre 1 a 3 dias.
Curiosidades:
Originária da Ásia, a meloa é um fruto arredondado, pertencente a uma planta trepadeira, de casca verde amarelada cuja polpa é sumarenta, doce e perfumada.
Existem dois tipos de meloa, a Galia e a Catalupe. As grandes diferenças entre as duas é na polpa, a Catalupe tem polpa cor de laranja e nas texturas da polpa a Galia é mais firme.
Ótima sobremesa comida cru mas tambem numa entrada, tem poucas calorias (30cal por 100gr).
Gelados e granizados são também onde este fruto fresco de verão entra.