Calendário Sazonal Janeiro
Saiba quais as frutas e vegetais do mês de janeiro
Bróculos
Dica do Chef: Para que tire melhor partido do brócolo, cozinhe a vapor em pedaços individuais. O pedúnculo, depois de bem lavado pode ser utilizado numa sopa ou creme sem batata.
Escolher bem: Opte por cabeças de brócolos bem fechadas de cor verde intensa e com botões florais do tamanho de cabeças de alfinete. O pedúnculo deve ser comprido e não deve estar oco.
Dicas de conservação:
Num saco de plástico dura até 5 dias.
Da família das couves, o brócolo varia do verde-escuro ao púrpura. O tipo de brócolos mais consumido é o calabrese. Os brócolos são ricos em vitamina C, se não forem submetidos à cozedura tempo demais. Apresentam ainda outras vitaminas (grupo B) bem como minerais.
Alho Francês
Dica do Chef: Sendo este legume dividido em 2 partes (verde e branca), aproveite a parte verde para aromatizar refogados, caldos e molhos deixando a parte branca para saltear, para quiches, entre outros.
Escolher bem: Dê preferência a alhos frescos, com talo branco, longo, reto e firme e com a parte superior das folhas de cor verde-azulado, devendo estas estar sem manchas e viçosas.
Dicas de conservação:
À temperatura ambiente: num lugar fresco e seco, durante 2 dias.
No frigorífico: num saco de plástico até uma semana.
Pertence à família da cebola e do alho. É rico em óleos essenciais, sulfurados voláteis e picantes. É pobre em calorias mas rico em vitaminas. Tem ainda na sua composição o potássio e o ferro.
Receitas relacionadas
Tangerina
Dica do Chef: Aproveite o sumo e utilize em caldas, se preferir descascada utilize numa salada.
Escolher bem: Prefira firme, com brilho e as mais pesadas.
Dicas de conservação:
À temperatura ambiente: durante 3 dias.
No frigorífico: até 7 dias.
Originária do oriente, o seu cultivo em Portugal é feito na sua maioria no Algarve (90% da produção) e Ribatejo. É muito rica em vitamina C, bem como em minerais. É muito pouco calórica devido ao elevado teor de água.
Couve Portuguesa
Dica do Chef: É utilizada como verdura em diferentes confeções, por exemplo, cozida, cortada em pedaços e salteada com feijões cozidos e pedaços de broa ou pão, sendo chamada de migas, em conserva (chucrute), em saladas (coleslaw), simplesmente cozida, coberta com molho béchamel e gratinada, em sopas, aproveitando neste caso os talos mais rijos, ou só cozida a acompanhar o tradicional bacalhau cozido com todos.
Escolher bem: A couve deve estar viçosa e ter uma cor verde uniforme. Não compre couves com folhas exteriores amarelecidas, pois indicam falta de frescura.
Os talos devem ser grossos e as folhas centrais de cor verde clara ou esbranquiçada.
Dicas de conservação:
No frigorífico: num saco de plástico até 1 semana.
Conhecida por não formar repolho e ter talos muito grossos e carnudos, é uma boa fonte de fibra, bem como de ácido fólico.
O que irá receber:
- Tenha acesso às formações gratuitas para Chefs
- As melhores receitas e dicas de Chefs de todo o mundo
- As tendências do mundo da culinária mais recentes